O Projeto Mulheres de Argila: sustentabilidade com criatividade na Moda será desenvolvido com estudantes dos cursos de Produção Audiovisual e de Rádio, TV e Internet da ETE Nelson Barbalho junto ao Coletivo Mulheres de Argila, que reúne artesãs e costureiras que reaproveitam ourelas de jeans para produzir roupas, acessórios e objetos de decoração. O projeto prevê a realização de cursos de capacitação para estudantes da escola na primeira fase, e, na segunda fase, uma atividade de extensão será realizada nos laboratórios de produção audiovisual.
A ideia é desenvolver um canal de comunicação e divulgação para potencializar as ações da Associação Mulheres de Argila. Mais especificamente, pretende-se produzir conteúdo para o instagram com o objetivo de aproximar e difundir o trabalho das artesãs. Pretende-se, também, realizar uma exposição fotográfica em um centro comercial para se aproximar do público, convidando-o para uma experiência audiovisual sobre a coletivo. O projeto recebe recursos da Facepe e tem como parceiros o Armazém da Criatividade e o Shopping Difusora.
A produtora de conteúdo é um espaço onde estudantes podem vivenciar a rotina de produção de conteúdo em áudio e vídeo. Além de colocar a mão na massa, fazendo fotos, vídeos e áudios, os participantes traçam estratégias diante das demandas solicitadas e limites impostos no dia a dia. A produtora começou junto com a ETE, em 2021, e atuava na produção de conteúdo para o Instagram. Em 2022, chegou o site exigindo habilidades textuais da equipe. A meta é acrescentar a produção de material para o canal da escola no youtube.
Para participar da produtora é preciso fazer uma seleção que é realizada no início do ano letivo. Ao final, o estudante recebe um certificado e ainda pode ter um portfólio bem robusto com trabalhos produzidos ao longo de sua participação na produtora.
No segundo ano do ensino médio os alunos da Turma de Produção de Áudio e Vídeo são apresentados a cadeira de "Equipamentos audiovisuais", aonde terão contato direto com câmeras e microfones de última geração. Para tornar essa experiência ainda mais atrativa, a meta estabelecida pelas turmas foi de produzir 10 curtas-metragens sob a orientação do professor Gilvan Noblat. E a tarefa foi cumprida. Tem filme com ação e suspense.
Toda a produção foi realizada com estudantes do curso de Produção em Áudio e Vídeo, com os equipamentos adquiridos recentemente pela gestão da escola. Esses curtas serão exibidos no festival de cinema que a Nelson Barbalho prepara para abrir a programação do próximo semestre. Em breve teremos fortes emoções! Aguardem!